Carreira musical
Nos cursos profissionalizantes em Música pelos quais nós da Rocha&Franco Musical passamos, sempre foram recorrentes entre nossos colegas diversas reclamações acerca das portas fechadas para o mercado de trabalho. Obviamente, muitos desses colegas já eram bolsistas em orquestras, outros já concursados em escolas públicas ou conjuntos musicais financiados por governo ou entidade filantrópica, etc, tendo, portanto, uma vida profissional ativa. No entanto, a preocupação vigente parece ser a da carreira musical.
Fazer carreira significa muito mais que ter uma profissão. A carreira diz respeito à continuidade de uma profissão, sua constante evolução e, consequentemente, suas bonificações ao longo da vida profissional. O que incomodava aos nossos colegas e a nós próprios, sempre foi a estabilidade empregatícia, a garantia de um retorno progressivamente crescente ao longo da vida.
Se as carreiras artísticas parecem pouco confiáveis a muitos brasileiros, isso indica uma falibilidade não nas profissões artísticas, mas nos planejamentos individuais de seus representantes. Repensar os modelos de escolas de música, conservatórios, companhias de dança, ateliers, etc., requer um esforço monumental para admitir algo que todos nós artistas sabemos e vivemos diariamente, mas muitas das vezes nos negamos a dizer em voz alta: o mundo mudou e continuará mudando.
O planejamento de ensino musical que a Rocha&Franco Musical tem buscado construir não pauta-se unicamente em metodologias previamente afirmadas nas correntes pedagógico-instrumentais, mas principalmente numa flexibilização de ensino-aprendizagem que diz respeito maiormente às questões de disciplina intelectual e coerência mercadológica, visando não uma versão romantizada do instrumentista virtuoso, mas uma concretude de suas realizações pessoais.
O exercício de um pedagogista, esteja este ligado a qualquer área de conhecimento/ensino vigente, requer, além do constante aprimoramento, investigação do presente e vislumbre do futuro, autonomia para recriar, criar, e saber quando reutilizar antigas técnicas pedagógicas. Esses são os valores cultivados pela Rocha&Franco Musical.
editorial
Jéssica de Almeida Rocha Franco
Jonathan de Aquino Franco Rocha
rochafranco.musical@gmail.com
Comentários