Oficina de Musicografia Braille - Semana da Educação da USP - 2018

"A Música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende." - Arthur Schopenhauer

_____Durante a Semana da Educação (edição 2018) realizada na Universidade de São Paulo (USP), a parceria Rocha-Franco teve a oportunidade de oferecer a oficina "Inclusão musical da pessoa com deficiência visual: a musicografia braille como recurso de educação acessível", no dia 23 de agosto às 19h30. 
_____A oficina concentrou profissionais da educação interessados em melhor compreender o significado da acessibilidade às pessoas com deficiência visual, e também em compreender o trabalho com a musicografia braille. Dividiu-se essencialmente em quatro eixos:
  • Eixo 1 – Apresentação de recursos básicos da acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Contextualização da realidade brasileira acerca das políticas públicas a serviço da acessibilidade e inclusão. Tempo aplicado: 30 minutos 
  • Eixo 2 – Apresentação básica do Sistema Braille e de algumas aplicabilidades escolares. Tempo aplicado: 20 minutos 
  • Eixo 3 – Apresentação da Musicografia Braille e de algumas aplicabilidades em sala de aula. Tempo aplicado: 30 minutos 
  • Eixo 4 – Aplicação de atividade contendo leitura braille. Tempo previsto: 40 minutos 
  • Indicações de instituições sem fins lucrativos que se dedicam ao atendimento de pessoas com deficiência visual e à capacitação de profissionais para o trabalho acessível, sobretudo, instituições que possam atender professores que buscam informações ou atendimento para seus alunos.
 

_____Em consonância com a temática da Semana da Educação, "Pontes Abertas: há sempre o que aprender, há sempre o que ensinar", a proposta da oficina de musicografia braille foi, antes de tudo, instigar os educadores presentes a buscarem conhecimento nos diversos caminhos do ensino inclusivo, pois os investimentos públicos e os avanços legais só poderão garantir resultados se estiverem aliados à formação continuada de professores - dessa forma o país poderá suprir com as muitas demandas e necessidades da escola brasileira atual, seja em rede básica de ensino ou outras áreas educacionais, como é o caso da Música (em ensino livre ou profissionalizante).



Imagem disponível em: acesso 14/12/2018 <http://www4.fe.usp.br/?s=semana+de+educa%C3%A7%C3%A3o+2018>

Comentários