Publicação de artigo: Relato de experiência em arquivologia musical
Em 2016, o Museu da Obra Salesiana do Brasil convocou estagiários de cursos de Música para realização da catalogação do Acervo de Música Padre José Geraldo de Souza. Tal edital foi o projeto vencedor do prêmio Proac 2015, sob coordenação de Flaviana Souza, cargo técnico musical do Dr. Fernando Binder e direção museológica da Dr. Dulcília Silva. Conforme a ocasião, fui selecionada como estagiária, e pude participar (juntamente com outros estagiários) das orientações de conservação preventiva dos itens de música, bem como tombamento e catalogação dos mesmos.
Em 2017, foi submetido e aceito como artigo o relato de experiência deste trabalho, pela revista "Música em Foco" do Instituto de Artes da UNESP, lançada agora em 2019 a edição de 2018.
O relato traz comentários sobre procedimentos no tratamento de itens do acervo, ações para estabilização, tombamento de itens, classificação dos mesmos, processos de catalogação, acondicionamento e observações sobre alguns itens em particular (como o manuscrito do dia 23 de julho de 1924, quando explodia a Revolução Esquecida na cidade de São Paulo).
Abaixo - algumas das páginas do artigo:
Item estabilizado com fita neutra.
Processos de higienização e catalogação.
Tombamento
Confira a Edição 2018 da revista Música em Foco na íntegra: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/issue/view/19/showToc
Abaixo - algumas imagens da aula de Gestão de Acervos Musicais Históricos (UNESP)
Cartas imperiais brasileiras - Arquivo Público de São Paulo:
Jéssica Rocha Franco
Comentários