Oficina na Semana de Educação da USP: "Deficiência Visual e Educação"

A Semana de Educação da USP ocorreu nos dias 23 a 27 de setembro, na Faculdade de Educação, cuja temática foi: "Nosostros: O nós no outro - a alteridade na educação". Aplicamos a oficina "Deficiência Visual e Educação" no dia 26 de setembro, cujos conteúdos abordaram temas como: a produção de materiais em braille; programa Braille Fácil; o ensino do braille conforme a ordem braille; audio-descrição e descrição de imagens nas aulas de artes visuais. Como atividade, os participantes foram convidados a apresentarem uma frase em braille sobre educação, para que os colegas lessem, e foi proposta ainda a realização de uma cruzadinha em braille, cujas respostas eram referentes aos conteúdos abordados na própria oficina.

Em 26 de outubro aplicaremos a oficina "Desvendando a escrita braille: o modo de ler no escuro", na APAE de Poá, às 10h da manhã, com 6 horas de duração e pausa para o café coletivo, cujos conteúdos exibiremos em breve.
É essencial a participação de professores e profissionais da Educação, bem como de outras pessoas interessadas na temática Inclusão. Embora tenhamos uma legislação consistente acerca de Inclusão e Acessibilidade, para que ambas ocorram com completude é necessário, também, um esforço cultural. Precisamos nos apropriar coletivamente dos conhecimentos em acessibilidade para que toda a sociedade proporcione amplamente a inclusão proposta por nossas leis.

Comentários