Convite aos professores de música.
Com o intuito de convidar professores de música para conhecer a escrita musical em braille, bem como pessoas com deficiência visual que ainda não tenham tido acesso a esse tipo de conhecimento, lançamos um curso intensivo de oito horas de duração, que será administrado em cinco semanas, sendo quatro semanas de aula e uma semana extra para reposição e plantão de dúvidas.
Embora o curso tenha sido formatado pensando em divulgar este material para professores de música, todos músicos interessados podem participar! É necessário que o(a) participante tenha conhecimento básico em teoria musical, sem necessidade de conhecimento prévio em braille para os videntes - pessoas com deficiência visual, porém, devem ser alfabetizadas em braille para participar.
O material didático digital referente a cada aula será divulgado em PDF para participantes videntes, e em arquivo para leitura em linha braille para participantes com deficiência visual.
A seguir, dados do curso e link para inscrição:
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfC_8yB0GNj57C1KChPQev_0SPIs6HOQSPwxJI7ER7BS7-zQ/viewform?usp=sf_link
Inscrições até 10 de março de 2023.
Horário do evento: aos sábados, das 14h às 16h.
11/03 - Aula 1 - Apresentação do Sistema Braille e Sinais musicográficos: notas musicais, pausas, compassos. Diferenças básicas de leitura entre a partitura em tinta e a partitura em braille.
18/03 - Aula 2 - Sinais de oitavas e regras elementares de leitura da linha melódica.
25/03 - Aula 3 - Atividades de leitura. Apresentação do software Braille Fácil.
01/04 - Aula 4 - Escrita de cifras simples para instrumentos harmônicos.
Bibliografia:
BIRCH, Bervely. Louis Braille. São Paulo: Globo S. A., 1993.
BONILHA, Fabiana F. G. Do toque ao som: O ensino da musicografia braille como um caminho
para a educação musical inclusiva. Tese de Doutorado em Música (Unicamp). Campinas, São
Paulo, 2010.
FRANCO, Jéssica de A. Rocha.
Processos de leitura da polifonia barroca para teclados e possíveis abordagens de transcrição braille. Disponível em <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/236853> Dissertação de mestrado, Unesp, São Paulo, 2022.
KROLICK, Bettye. Dictionary of braille music signs. National Library Service, Library of Congress, Washington, 1979.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília, 2006.
ORGANIZACIÓN NACIONAL DE CIEGOS. Nuevo Manual Internacional de Musicografía Braille. Unión Mundial de Ciegos. ONCE, Espanha, 1998.
WORLD BLIND UNION / Braille Music Subcommittee. New International Manual of Braille Music Notation. Amsterdam, 1996.
UNESCO/Perkins; International Council on English Braille; National Library Service for the
Blind and Physically Handicapped, Library of Congress. World Braille Usage. Third
Edition.Washington, D.C. USA, 2013.
Investimento:
R$ 296,00
Material didático digital incluso no valor, enviado no primeiro dia de aula. O material didático digital será emitido em braille pontos negros, formato PDF (para alunos videntes) e em arquivo impresso para leitura em linha braille (para alunos com deficiência visual). Contém resumos e exercícios referentes a cada aula, separados em quatro partes. O material de cada aula será enviado no dia de cada aula.
Endereço do evento: necessário instalar Skype, através do whatsapp e/ou e-mail o contato via Skype será encaminhado após a confirmação do pagamento pela inscrição.
Entre em contato via Whatsapp (11) 95700-3214 ou envie um e-mail para rochafranco.musical@gmail.com com o comprovante de pagamento confirmando inscrição. Pix para o CPF 424.696.188-43 (Jéssica de Almeida Rocha Franco). Outras formas de pagamento podem ser comunicadas via contato direto. Necessária confirmação de pagamento antes do início do curso, uma nota fiscal eletrônica será emitida e enviada para a pessoa que solicitou a inscrição no curso após o contato com o comprovante.
Professor responsável: Jonathan de Aquino Franco Rocha, bacharel em Composição pela UNESP, editor braille com 5 livros de musicografia braille publicados pela Fundação Dorina Nowill e mais de 10 anos de experiência no mercado editorial de livros e produtos em braille.
Coordenação: Jéssica de Almeida Rocha Franco, editora braille, Mestre em Música pela UNESP, com pesquisa em Musicografia Braille.
Rocha & Franco Musicalidades agradece sua inscrição.
Mais informações sobre os trabalhos musicais desenvolvidos por Rocha & Franco Musicalidades:
Comentários